terça-feira

Pormenores gramaticais: breve síntese da utilização de maiúsculas

Os sujeitos e predicados que designem actores e acções próprias do Jogo do Maço (aqui se incluindo os nomes das Jogadas) devem ser grafados em maiúsculas.

Assim, e por exemplo:

Jogador (de Maço); Recinto de Jogo; Mesa de Jogo; Jogo do Maço; Mamar; Jogada; Maço (de Jogo); O Catequista; A Camponesa; Manuel Luís Goucha.

Quem escreve pode sempre, a fim de precaver-se contra o erro, escrever com maiúscula um termo em relação ao qual possa ter dúvidas; nenhuma punição resultará daqui.

Por seu turno, grafar em minúscula uma palavra que deveria ser escrita com maiúscula implica a punição de 1 (um) gole para o Jogador.


(na foto, um Jogador apercebe-se de que escreveu Mamar com um "m" inicial minúsculo)

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

1 (um) gole ?

7 de dezembro de 2011 às 00:14  
Blogger nassar disse...

Efectivamente, "gole", com minúscula inicial. A palavra, e a acção que lhe corresponde, não é exclusiva do Jogo do Maço. No decurso de um Jogo do Maço, qualquer Jogador pode beber vários goles, sem que essa acção resulte de uma punição do próprio Jogo. Beber, que não "Mamar"! Quando o Jogador Mama um gole, tal acção está directamente relacionado com o Jogo a ter lugar na altura. Por cumprir essa dupla função, a literatura que se debruça sobre o tema entende que o termo "gole" se deverá grafar com minúsculas iniciais.
Percebe-se e agradece-se a sua interrogação.
Esperamos tê-la compreendido, e que a nossa explanação tenha sido esclarecedora.

7 de dezembro de 2011 às 00:37  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial